Eliane Ganem, PhD, nasceu no Rio de Janeiro e tem 31 livros publicados no Brasil, 6 no exterior, e muitos deles premiados.

Escritora, jornalista,publicitária, Doutora em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é graduada em Jornalismo.

Recebeu por duas vezes o Prêmio Monteiro Lobato da Academia Brasileira de Letras, Prêmio Bienal do Instituto Nacional do Livro, Prêmio Alfredo Machado Quintella da Fundação Nacional do Livro, Prêmio Selo de Ouro da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Prêmio Ori, concedido pela Secretaria das Culturas da cidade do Rio de Janeiro pelo conjunto de sua obra, o Prêmio de Dramaturgia do Instituto Nacional de Artes Cênicas e o Prêmio Patativa do Assaré concedido pelo Ministério da Cultura, além de outros prêmios menores.

Apontada pela crítica internacional como um dos principais escritores do país no gênero da literatura infanto-juvenil, passou a constar definitivamente do Catálogo da Feira de Frankfurt.

Como editora recebeu o Prêmio Personalidade Ano Internacional da Criança por seu trabalho editorial frente às editoras Paz e Terra e Codecri.

Como escritora e crítica literária proferiu palestras, participou de encontros, congressos e eventos, fazendo parte da Comissão Julgadora de alguns importantes prêmios na área da Literatura.

Como Dramaturga, tem peças que estão sendo periodicamente montadas em várias cidades do país. Representou o Instituto Nacional de Artes Cênicas em alguns Estados do Brasil ministrando cursos, proferindo palestras, participando de festivais e da comissão julgadora do Prêmio Mambembe.

Como Professora, foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte/UFF e Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, lecionando para alunos de Graduação e Mestrado.

Como jornalista, trabalhou no Jornal do Brasil,onde manteve coluna própria sobre Literatura Infanto-Juvenil, no Caderno Idéias, por alguns anos.

Na área do conhecimento holístico, seu objetivo principal é promover a busca pelo auto-conhecimento utilizando ferramentas dos mestres Sufis, do seu Mestre Osho, e também aquelas desenvolvidas em seus trabalhos de pesquisa. Desenvolve linha de pesquisa em Comunicação Transpessoal, mesclando arte, ciência e espiritualidade como novo paradigma de orientação da humanidade.